quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Guia prático para observar a chuva de estrelas desta noite


Nesta noite de quarta-feira a Terra irá cruzar a órbita do cometa Swift-Tuttle, o que vai originar uma "chuva de estrelas". Saiba quais os melhores locais para a observação e o que deve levar.

Esta semana os portugueses vão poder observar uma chuva de estrelas cadentes causada pelo cometa Swift-Tuttle. Aqui fica um guia-prático para observar as Perseidas.

O que são as Perseidas?

A passagem da Terra pela órbita do cometa "Swift-Tuttle" origina as Perseidas, uma chuva de estrelas cadentes que atinge o seu pico na noite de quarta-feira. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a Terra cruza a órbita do cometa todos os anos em agosto, atravessando zonas onde permanecem esses detritos.

Onde posso ver?

Os melhores locais para observar esta chuva de estrelas são os afastados das grandes cidades, para fugir à poluição luminosa. Pode por exemplo dirigir-se até à praia, aconselha João Retrê, astrofísico do OAL.

Segundo fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no interior do país os portugueses terão mais facilidade em observar a chuva de estrelas uma vez que o céu se encontra pouco nublado - ficando mais nublado no litoral do país. A melhor hora para ver a chuva de estrelas será ao ínicio da noite no interior do país, norte, centro e sul. Uma vez que no litoral o céu irá ficar nublado ao fim da tarde.

Quando posso ver?

Segundo o site do OAL "não será possível observar o seu máximo em Portugal por ocorrer durante o dia, mas a observação será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de Agosto de 2015"

Olhe para o céu a partir das 23.00 de quarta-feira, quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte a Nordeste e durante a madrugada de quinta-feira. A Lua vai ajudar, pois estará na fase de Lua Nova.

O que levar?

Para observar a chuva de estrelas não precisa de nenhum equipamento. Aliás, João Retrê, do Observatório Astronómico de Lisboa, recomenda a observação a olho nu para que possa ter um ângulo de visão maior e desfrutar do "espetáculo" na sua totalidade. Aconselha-se que leve uma manta para que se possa sentar confortável no chão e, se quiser, um café para acompanhar a chuva de estrelas. Leve também uma camisola mais quente pois, segundo o IPMA, as temperaturas minimas vão estar entre os 15 e os 20 graus.


Sem comentários:

Enviar um comentário