sábado, 21 de março de 2015

Há milhares de milhões de planetas habitáveis


Investigadores concluem que só a Via Láctea contém milhares de milhões de planetas habitáveis. 

O novo estudo coordenado por Steffen Kjaer Jacobsen e publicado no Monthly Notices da Royal Astronomical Society combinou dados do telescópio espacial Kepler com um método de cálculo de períodos orbitais e de posições de planetas com mais de 250 anos. O cálculo mostra que podem existir biliões de planetas com água e condições propícias à existência de vida.

A equipa estima que existam 228 planetas nestas condições em 151 sistemas planetários e que podem ser observados pelo Kepler. As primeiras análises mostram que existem, em média, um a três planetas habitáveis em cada sistema e multiplicando este número por todas as galáxias que se estima existirem, chega-se à conclusão de que poderemos estar perante biliões de planetas potencialmente habitáveis, avança a Cnet. Desta forma, a probabilidade de a Terra ser o único planeta com vida é de um para um sextilião (um 1 com 21 zeros atrás).

Assim, o motivo para não haver encontros com formas de vida alienígenas pode apenas dever-se a não se ter encontrado a forma indicada para se viajar no espaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário