quarta-feira, 25 de março de 2015

11 anos e dois meses para percorrer uma maratona


Fotografia © NASA/JPL-Caltech/Cornell Univ./USGS/Arizona State Univ.

Robot norte-americano Opportunity chegou a Marte em dezembro de 2014.

O robot Opportunity concluiu com sucesso a "primeira maratona" realizada em outro planeta, ao ter percorrido pouco mais de 42 quilómetros sobre a superfície de Marte, divulgou hoje a agência espacial norte-americana (NASA).

O robot, movido a energia solar, chegou a Marte, também conhecido como o Planeta Vermelho, em dezembro de 2004.

Em 11 anos e dois meses, o Opportunity percorreu um total de 42,19 km, alcançando a distância oficial de uma maratona. O último deslocamento ocorreu na terça-feira, quando percorreu um total de 46,5 metros.

"É a primeira vez que uma máquina humana ultrapassou a distância de uma maratona na superfície de um outro mundo", afirmou John Callas, o responsável pelo programa Opportunity, no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em Pasadena (Califórnia).

O robot norte-americano é assim o campeão da maior distância extraterrestre percorrida, superando o recorde estabelecido pelo robot soviético Lunokhod 2 na Lua.

O Lunokhod 2, que pousou no solo lunar a 15 de janeiro de 1973, percorreu 39 quilómetros em menos de cinco meses.

O Rover Opportunity, que pertence a uma classe de veículos autónomos não tripulados, tem um peso total de 180 kg, sendo composto por seis rodas independentes e três painéis solares.

O veículo, cuja missão devia ter durado apenas alguns meses, continua após 11 anos a enviar dados de Marte, nomeadamente evidências sobre a antiga existência de água no solo marciano.

O robot explora atualmente a cratera Endeavour. O Rover Opportunity conta desde agosto de 2012 com a companhia de outro robot norte-americano, o Curiosity.