segunda-feira, 9 de março de 2015

E o melhor local para ver o eclipse do Sol em Portugal é...


O eclipse de 1999, visto de Lisboa Fotografia © Arquivo Global Imagens

O eclipse ocorre a 20 de março, no mesmo dia em que este ano se regista o equinócio da primavera.

No dia 20 de março a Europa vai poder ver um eclipse do Sol. Mas o eclipse só será total para quem estiver no extremo norte do oceano Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e na região Ártica. Em Portugal, ainda que parcial em todo o território, os melhores locais para ver o eclipse são as ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, onde 77% do Sol vai ficar coberto pela Lua.

A percentagem diminui à medida que descemos em latitude, como se pode ver nos mapas disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Em Lisboa, por exemplo, a sombra da Lua vai cobrir 73% da superfície do Sol.

O último visível de Portugal foi em 1999 e foi muito semelhante em termos de percentagem do Sol coberta.

O eclipse vai durar quase duas horas, com início logo às 8.00 e o máximo próximo das 9.00. O OAL recorda que a observação do Sol pode ser perigosa e explica as regras para observar o eclipse em segurança: "É obrigatório o uso de filtros solares e fazer a observação por tempos curtos".

O eclipse de dia 20 ocorre no mesmo dia em que este ano se regista o equinócio da primavera.

Este fenómeno astronómico poderá ter consequências na rede elétrica europeia, uma vez que 10,5% da energia elétrica da Europa provém hoje de centrais fotovoltaicas (contra 0,1% em 1999).


Sem comentários:

Enviar um comentário