domingo, 11 de setembro de 2011

Sondas que vão estudar gravidade da Lua vão a caminho, mas só chegam lá no fim do ano


As sondas vão voar em formação para cartografar a gravidade da Lua

As duas sondas GRAIL - a sigla inglesa do laboratório da NASA para o estudo da gravidade - que vão estudar a estrutura da Lua já estão a caminho, lançadas a partir de Cabo Canaveral, na Florida. Mas só chegarão ao destino no fim do ano, entre 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

O foguetão Delta 2 leva as duas sondas até cerca de 1,5 milhões de quilómetros de distância da Terra, o suficiente para poderem escapar à atracção da gravidade terrestre. A partir daí, as sondas estarão por sua conta, aproximando-se lentamente do satélite natural do nosso planeta.

Quando chegarem à Lua, têm por missão cartografar a sua gravidade – para que os cientistas possam determinar o que há sob a crosta e também se o núcleo lunar é sólido, líquido ou uma combinação dos dois estados. Ligadas uma à outra por ondas radio, as sondas GRAIL A e B, funcionando em conjunto, serão capazes de detector flutuações na força da gravidade de apenas um mícron (o equivalente à espessura de um glóbulo vermelho).

Combinando esta análise da gravidade da Lua com imagens de alta resolução, modelos informáticos e estudos das amostras geológicas trazidas para a Terra pelas missões Apolo, que se realizaram entre 1969 e 1972, os cientistas esperam conseguir terminar o puzzle sobre como se formou e evoluiu o satélite natural da Terra.

fonte: Público

1 comentário:

  1. E o que ficam a fazer até lá chegar?
    Seria normal demorarem três dias a chegar à Lua a não ser que tenham de fazer outra missão primeiro, daqui até ao final do ano ainda faltam uns meses...

    ResponderEliminar