Metade do sistema de refrigeração da ISS- Estação Espacial Internacional, da NASA, desligou-se subitamente no sábado e ainda não funciona. Falha provocou pânico entre os astronautas, que tiveram de fazer saídas de emergência ao espaço.
(Veja no final do texto o vídeo colocado no YouTube)
A ISS-Estação Espacial Internacional está sem GPS por causa da avaria
Metade do sistema de refrigeração da ISS-Estação Espacial Internacional, indispensável para evitar o aquecimento dos equipamentos eletrónicos, foi-se abaixo. O circuito de GPS, entre outros, não está a funcionar, mas a crer na veracidade da informação divulgada no site da NASA , a avaria não põe em perigo a vida dos seis astronautas a bordo - três norte-americanos e três russos- nem a estabilidade do complexo orbital.
A falha assustou os astronautas, obrigando-os a desligarem vários equipamentos e a saírem de emergência da estação, ontem, para tentar reparar a avaria, embora sem êxito.
Os reparos no sistema de refrigeração serão feitos ao longo desta semana, a partir do exterior da estação, o que vai obrigar os astronautas a novas caminhadas espaciais.
Equipamentos desligados
Tudo começou na noite de sábado, quando um dos dois loops do sistema de refrigeração, alimentados por amónia se desligou, expondo os equipamentos eletrónicos da ISS ao risco de superaquecimento. Os astronautas passaram a noite de sábado acordados, a tentarem sem sucesso reparar o sistema no exterior da estação. Controladores de voo ainda tentaram reativar a bomba ontem de manhã, mas o sistema foi-se abaixo novamente. Foram feitas, ainda, outras tentativas infrutíferas.
Ao longo desta semana, os astronautas voltarão a sair da estação para novas tentativas de solucionar o problema. A operação exige caminhadas espaciais, porque as bombas sobressalentes estão localizadas do lado de fora da ISS.
Atualmente, estão desligados o circuito de GPS e um conjunto de aparelhos que emitem comandos para outros equipamentos.
Segundo a NASA, dois dos astronautas norte-americanos iriam sempre sair da estação na próxima esta quinta-feira, numa atividade de rotina.
fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário