A Alemanha Nazi planeava enviar para as costas do Reino Unido tropas de assalto disfarçadas com uniformes britânicos caso a Força Área alemã (Luftwaffe) tivesse ganho a Batalha de Inglaterra, revelam arquivos secretos hoje divulgados.
A Batalha de Inglaterra decorreu entre Julho e Outubro de 1940, meses durante os quais bombardeamentos aéreos alemães tentaram destruir as defesas inglesas como acção prévia a uma invasão por mar do território britânico.
Os arquivos que hoje foram divulgados dão conta dos detalhes desse plano de invasão, que durante anos obcecou Hitler e cujo fracasso teve grande influência na derrota da Alemanha Nazi na II Guerra Mundial.
Isto porque, a partir da derrota alemã na Batalha de Inglaterra, o território do Reino Unido passou a servir de base para as forças aliadas invadirem a Europa continental em 1944.
Estes detalhes do plano são fruto da informação facultada por um soldado alemão que trabalhou para os serviços de espionagem alemães, e que até hoje integrava os ficheiros secretos do MI5, a agência britânica de informações.
O cabo Werner Janowski explicou aos seus interrogadores britânicos que o plano de invasão de Hitler foi abandonado quando as forças alemãs constataram que os ingleses dispunham de capacidade para enfrentar uma operação dessa natureza.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário