domingo, 29 de agosto de 2010

Robô inspirado em lagarto sobe paredes

Projeto da Universidade de Stanford, nos EUA, levou mais de cinco anos para ser concluído

Os cientistas adoram buscar inspiração na natureza e no centro de pesquisa de design da Universidade de Stanford, nos EUA, não é diferente. Mark Cutkosky, professor de engenharia mecânica, e seus colegas têm trabalhado nos últimos cincos anos para construir um robô que consiga escalar paredes verticais.


Pesquisadores de Stanford observam funcionamento do robô

Seu mais recente protótipo é o Stickybot, inspirado no lagarto "gecko", que tem capacidade de escalar qualquer superfície vertical, inclusive vidro. Os "pés" do robô foram construídos para tentar simular as patas do lagarto, que têm membranas e cerdas que "grudam" nas superfícies e facilitam o movimento do animal por superfícies verticais

A última versão do robô tem uma estrutura de duas camadas para o pé, com um material adesivo de borracha que contém fios de polímeros minúsculos que permitem que o robô suba painéis de madeira, metal ou vidro.

A etapa seguinte da equipe de pesquisa é conseguir construir um robô com rotação nos "tornozelos". Segundo o site Discovery News, o objetivo final dos pesquisadores é aumentar o tamanho do robô para que ele consiga carregar pessoas pelas paredes.

Assista ao vídeo abaixo e veja como o robô funciona (em inglês):

Sem comentários:

Enviar um comentário