quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cientistas testam foguete "caseiro" para uma pessoa na Dinamarca


Foguete terá espaço para apenas uma pessoa. Segundo investigadores, cápsula sem espaço para movimentação é mais segura e eficiente

Os cientistas dinamarqueses Peter Madsen e Kristian von Bengtson planeiam lançar nas próximas semanas o primeiro foguete com capacidade para apenas uma pessoa em posição erecta. O foguete, construído de forma amadora na Dinamarca, será testado com um boneco antes de colocar uma pessoa em órbita.

Semelhante a um míssil, a cápsula cilíndrica foi batizada de Tycho Brahe 1 e comporta apenas uma pessoa em pé. O foguete tem um pequeno domo de acrílico para permitir a visão do astronauta.


Para o voo inaugural, os cientistas irão colocar um boneco no compartimento reservado ao "piloto" e esperam que a cápsula suba 20 quilometros acima da superfície da Terra. O objetivo final do projecto é fazer com que o aparelho leve uma pessoa a uma altura de 120 quilometros, atingido dois marcos: o primeiro foguete dinamarquês no espaço e a menor espaçonave com tribulação já lançada.

A New Scientist conversou com Peter Madsen, que se ofereceu voluntariamente para ser o primeiro passageiro, e perguntou sobre os motivos para embarcar em jornada tão perigosa.

Veja a entrevista abaixo:

Por que construir um aparelho tão minimalista no lugar de um foguete mais convencional?

Tradicionalmente, os astronautas são lançados ao espaço deitados e de costas. Isso ajuda a suportar a força da gravidade gerada pela aceleração (Força G), mas os custos são maiores porque é necessário um foguete relativamente grande. O que nós fizemos, e é muito controverso, foi colocar o astronauta de pé.

Isto nos dá uma série de benefícios. O foguete torna-se muito menor - apenas 65 centímetros de diâmetro - e, portanto, mais leve. Em segundo lugar, a posição dá ao astronauta a experiência visual de visualizar a saída da atmosfera terrestre. Isso nunca aconteceu na história do vôo espacial.

Mas como o astronauta sobrevive?

Nós desenhamos o foguete para que o astronauta sofra apenas de 3 a 4 G (três a quatro vezes o efeito da gravidade da Terra sobre o corpo) e durante apenas os primeiros vinte segundos de voo. Isso é menos do que a força que sofremos em uma montanha-russa, por exemplo.

Nós já usamos uma "centrífuga humana" aqui em Copenhague para colocar pessoas sob força de 5,5 e 6,5 Gs. Ficou claro que esse tipo de força, por um curto período de tempo, é relativamente pouco exigente para um astronauta.

Essa será a menor espaçonave a carregar um astronauta?

Você deve considerar nossa espaçonave como algo totalmente diferente. A fuselagem deve ser considerada a roupa e o domo de acrílico deve ser considerado o capacete que protege o astronauta do vácuo do espaço. Será um tipo muito diferente do vôo espacial, a pessoa estará submersa no cosmos.

Como você está reduzindo os riscos de viajar em uma espaçonave tão pequena?

Estamos com uma estratégia muito cautelosa no desenvolvimento da nave espacial. Nós não colocamos a vida das pessoas em jogo no vôo de teste. Vamos lançar um foguete não tripulado repetidas vezes até estarmos certos de que é razoavelmente seguro. Vamos corrigir todos os pontos fracos e voar novamente, até chegarmos a um ponto em que a espaçonave possa fazer todo o voo sem danos.

Um foguete deste tipo pode substituir os foguetes convencionais?

O Tycho Brahe 1 é potencialmente mais seguro que os foguetes convencionais. Pessoalmente, creio que as asas, trem de pouso e instrumentos de voo foram feitos para serem usados dentro da atmosfera da Terra. Quando você está fora da atmosfera, deve construir veículos que são projectados para esse tipo de ambiente. Os pilotos não têm lugar no espaço. É por isso que construímos uma nave espacial que poderia - perdoe a expressão - ser pilotada por um macaco.

Então o astronauta tem pouco controle sobre o voo?

Nós fizemos nosso foguete completamente independente da actividade do astronauta. Ele não está fazendo nada com a nave, ele não está pilotando de forma alguma. Ele estará lá como um observador. Temos um joystick para controlar a atitude da cápsula, para que o astronauta possa dar a volta sobre seu eixo e olhar numa direcção diferente quando ele está no espaço.

Seu parceiro chamou o Tycho Brahe 1 de um "elaborado projecto de arte". Arte geralmente tem uma mensagem. Qual é a sua?

Suponho que isso depende da sua interpretação do que é arte, mas uma das coisas que a arte pode fazer é abrir os olhos das pessoas. Esperemos que esta missão dê a todos uma experiência de alegria por perceber que tais coisas são possíveis. Você pode ir para casa e construir sua própria nave espacial pessoal. Isso é uma boa mensagem.

Além disso, se você olhar para todos os equipamentos que usamos, muita atenção foi dada ao visual e estrutura do foguete. Eu chamo isso de "escultura funcional". É a nossa visão de como um foguete deve ser.


Sem comentários:

Enviar um comentário