segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Instituto de Meteorologia alerta para elevados índices UV em oito regiões


O IM adverte as populações para a utilização de óculos de sol com filtro UV

Oito regiões de Portugal apresentam hoje índices de raios Ultra-Violeta (UV) elevados, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), que adverte para a necessidade de se adoptarem precauções.

Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Funchal são as regiões assinaladas com o índice “Muito Alto”, o quarto de uma escala de cinco.

O IM adverte as populações para a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, assim como evitar a exposição das crianças ao Sol.

As previsões meteorológicas do IM para o dia de hoje são de céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado a sul do sistema montanhoso Sintra-Estrela, até ao final da manhã.

Ao longo do dia, poderão ocorrer períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior Norte e Centro.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h), com rajadas na ordem dos 60 km/h, nas terras altas.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental, as ondas de noroeste deverão atingir entre um e 1,5 metros, com a temperatura da água a variar entre 16 graus Celsius e 19º. Na costa sul, as ondas terão um metro e a temperatura da água será de cerca de 25º.

O IM prevê ainda uma descida de temperatura, em especial nas regiões do interior, com máximas de 21º no Porto, 26º no Funchal e em Ponta Delgada, 28º em Lisboa e 29º em Faro.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário