Os dois planetas são ligeiramente menores que Saturno e estão orbitando uma estrela distante
A Nasa, agência espacial americana, anunciou ter detectado dois novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo a Nasa, os planetas são ligeiramente menores que Saturno e estão orbitando uma estrela distante. O telescópio Kepler foi lançado ao espaço em Março de 2009 para localizar planetas semelhantes à Terra. Segundo William Borucki, principal investigador da missão, esta é a primeira descoberta de vários planetas que orbitam a mesma estrela.
"A estrela semelhante ao Sol, designada de Kepler-9, está cerca de 2 mil anos-luz de distância, na constelação de Lyra", disse o investigador. Os dois planetas, chamado Kepler-9B e 9C, mostram uma clara interação gravitacional. "Estas observações permitem compreender melhor como se formam e evoluem os sistemas planetários a partir dos discos de gás e poeira cósmica para o nascimento das estrelas e de seus planetas", disse Borucki.
Segundo os investigadores, não existe possibilidade de vida nesses planetas. Além de serem muito maiores do que a Terra, eles estão muito perto da estrela que orbitam. Estes planetas "são muito, muito quentes", afirma o cientista.
Os investigadores também identificaram o que parece ser um terceiro e menor corpo celeste que orbita a estrela. É cerca de 1,5 vezes o tamanho da Terra e também está localizado muito perto da estrela, mas ainda não foi confirmado como um planeta.
fonte: terra
Sem comentários:
Enviar um comentário