segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Erupção do vulcão Sinabung faz pelo menos 2 mortos


A erupção do vulcão do monte Sinabung, na ilha indonésia de Samatra, fez pelo menos dois mortos e obrigou a retirar da zona mais de 30 000 pessoas avançou hoje a CNN.

Segundo a mesma fonte, as mortes foram provocadas por ataque cardíaco e problemas respiratórios na sequência da erupção do vulcão.

Esta é a primeira vez que o Sinabung volta a entrar em actividade em 400 anos.

Notícias anteriores indicavam que pelo menos 12 000 pessoas, residentes em aldeias num raio de seis quilómetros do vulcão, tinham sido transferidas para 16 centros de abrigo montados pelas autoridades fora da zona de risco.

"O vulcão voltou a registar uma erupção às 06:30 locais (00:30 em Lisboa) que durou cerca de 15 minutes. O fumo e as cinzas elevaram-se a cerca de 2 000 metros", informou Agus Budianto, vulcanólogo.

Esta nova erupção foi mais forte que a de domingo, após a qual as cinzas se dispersaram até 30 quilómetros de distância do vulcão.

As autoridades aconselharam a suspensão dos voos locais, devido à grande nuvem de fumo e cinzas que se formou, mas admitem que alguns voos se possam realizar: "O tráfego aéreo pode ser afectado, tudo depende da direcção do vento", afirmou hoje o porta-voz do Ministério dos Transportes, Bambang Ervan.

O Sinabung, de 2 460 metros de altitude, é um dos 69 vulcões activos no arquipélago indonésio.

Veja o video:



fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário