terça-feira, 24 de agosto de 2010

Obama impedido de financiar investigação de células estaminais


Administração norte-americana sofre revés na sua política de Saúde e Ciência

Um tribunal distrital de Washington emitiu uma ordem temporária para suspender o uso de fundos do Governo federal norte-americano na investigação de células estaminais de embriões humanos.

O caso foi levado a tribunal por um grupo de investigadores, que afirmaram que a decisão do Governo de Barack Obama de financiar tais investigações é ilegal, porque envolve a destruição de embriões humanos.

O juiz afirmou que os queixosos têm o direito de ir a tribunal com a questão, pelo que decidiu suspender temporariamente o financiamento do Governo enquanto os tribunais decidem o caso.

Contactado pela Renascença, o presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Miguel Oliveira da Silva, explica os contornos deste debate sobre a investigação de células estaminais de embriões humanos: “o que está em causa é saber se é legitimo ou não que um embrião com três, quatro ou cinco dias, produzido no âmbito de uma procriação medicamente assistida, seja destruído para estudar as respectivas células”.

fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário