quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Engarrafamento épico: começou há 10 dias e só deverá acabar em Setembro - China


Imagem do engarrafamento no dia 20 de Agosto

Obras numa auto-estrada nos arredores de Pequim estão a provocar há dez dias consecutivos um engarrafamento de proporções inéditas e as autoridades chinesas já admitiram que o tráfego só estará normalizado em setembro.

A fila de trânsito já atingiu os 100 quilómetros e os carros apanhados no meio deste mega engarrafamento só conseguem andar cerca de um quilómetro por dia, segundo explicou o diretor da divisão de trânsito da cidade de Zhangjiakou, Zhang Minghai.

As obras na auto-estrada que liga Pequim a Zhangjiakou, na província de Hebei, no leste da China, começaram a 14 de agosto.

A via é conhecida pelos frequentes congestionamentos, especialmente depois da descoberta de reservas de carvão na zona interior da Mongólia, de acordo com o mesmo responsável, que acrescentou que o volume de tráfego tem vindo a aumentar anualmente 40 por cento.

Para passar as longas horas de espera, os condutores dos carros, cuja maioria regressava a Pequim, fazem pequenas caminhadas, dormem ou jogam cartas ou xadrez.

O engarrafamento também se transformou numa oportunidade de negócios para os habitantes locais. Com a ajuda de bicicletas, de forma a contornar os carros parados, os vendedores de ocasião começaram a comercializar pequenas refeições aos condutores.

As obras na auto-estrada “não estarão concluídas até 17 de setembro”, afirmou Zhang Minghai, preferindo não avançar com previsões concretas para o fim do congestionamento.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário