sexta-feira, 24 de junho de 2016

A misteriosa bolha que causa rupturas nos anéis de Saturno

Saturno

Se muitos dos fenómenos que ocorrem na Terra ainda são um mistério, nos outros planetas as dúvidas são ainda maiores.

A NASA divulgou recentemente uma nova imagem de Saturno que revela uma falha num dos seus anéis, mais precisamente, no anel F exterior. Este fenómeno é bastante comum, mas não se conhece efectivamente a causa.

Desde 2004, ano quem que a sonda Cassini da NASA começou a orbitar Saturno, que têm sido registados centenas de jactos dos anéis. São estes jactos que provocam as rupturas nos anéis do planeta, como a agora registada.


Segundo os astrónomos, estes jactos formam-se devido à atracção da lua de Saturno, Prometheus. Esta lua esculpe o anel F ao fazer sua órbita em redor do planeta, no entanto, a rota da lua não é perfeitamente circular, e sua força, como não é sempre a mesma, pode criar aglomerados dentro do anel que acabam por ser expulsos em forma de jacto, tal como explica Preston Dyches, porta-voz do Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Estas rupturas dos anéis, aparentemente, não são permanentes e o anel volta à sua constituição anterior em pouco tempo. A imagem divulgada pela NASA foi captada em Abril e imagens recentes, deste mês, mostram que já não existe qualquer falha.

Apesar de existir uma possível explicação, ainda existem muitas incógnitas e só imagens mais próximas poderão ser capazes de explicar o fenómeno.


Na fase final da missão da sonda Cassini que irá decorrer durante os próximos meses, com o encerramento previsto para 15 de Setembro de 2017, a sonda irá atravessar os anéis mais internos do planeta e, nessa altura, espera-se conseguir recolher amostras da atmosfera superior de Saturno, que poderão ser essenciais para compreender melhor este fenómeno.

fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário