sábado, 11 de junho de 2016

Tumbas de 2000 anos são encontradas na Colombia




Investigadores colombianos encontraram três tumbas de mais de 2000 anos de antiguidade, do período chamado "Marrón Inciso", durante uma escavação no município de Itagüí, no departamento de Antioquia, afirmaram responsáveis pelo projeto. 

"A primeira descoberta foi feita no último 16 de maio", disse à AFP o arqueólogo Juan Pablo Diez.

"Recuperamos duas urnas funerárias. Uma delas servia de cobertura para a outra, e na outra provavelmente há restos de ossos humanos cremados", afirmou o pesquisador.

Os arqueólogos foram contratados pelas autoridades locais para monitorar a zona onde um parque está sendo construído, visto que já se sabia há vários anos da existência de vestígios históricos no local.

Diez afirmou que a partir da primeira sepultura foram encontradas "outras duas tumbas", além de oferendas que estavam "enterradas em volta como um processo ritual, o que nos permite concluir que estamos diante de um sítio pré-hispânico".

A descoberta é "muito importante para o município de Itagüí (...) porque pertence a um período chamado 'Marrón Inciso', com cerca de 2000 anos de antiguidade", afirmou o pesquisador. 

As tumbas foram construídas através da perfuração de um poço no solo, de um ou dois metros de profundidade, no qual é depositada a urna funerária, às vezes com oferendas ao redor e "seladas com uma laje de pedra talhada das mesmas formações geológicas da zona", completou Diez.

Os objetos e restos encontrados serão submetidos a diversas provas de laboratório para sua datação e análise estilística e funcional, que permitirão realizar um relatório científico e iniciar o processo de divulgação.

Diez acrescentou que está sendo estudada a possibilidade de criar um museu arqueológico na zona e de conservar alguma das tumbas no local para facilitar a compreensão dos visitantes sobre o valor social, histórico e arqueológico da descoberta.


Sem comentários:

Enviar um comentário