quarta-feira, 15 de junho de 2016

Dois novos planetas podem estar escondidos no Sistema Solar


O planeta fora sugerido depois de descoberto a influência gravitacional de seis objetos cósmicos no Cinturão de Kuiper

Astrónomos acreditam que novos dados sugerem a existência de dois novos planetas no Sistema Solar.

De acordo com os investigadores, os novos cálculos sugerem a existência de outros corpos, além do misterioso Planeta Nove, situado no cinturão de Kuiper.

Segundo informações da Galileu, o planeia fora sugerido depois de descoberto a influência gravitacional de seis objetos cósmicos no cinturão. Explicando: quanto maior é o corpo no espaço mais corpos ele atrai para si. É assim que o Sol mantém seu séquito de planetas fieis ao redor dele, por exemplo. Assim, quando os cientistas viram estes seis objetos se comportando de maneira estranha logo ali, além de Plutão, eles suspeitaram que deveria haver algum planeta misterioso exercendo força sobre eles.

No entanto, os astrónomos espanhóis Carlos e Raúl de la Fuente e Sverre J. Aarseth, da Universidade de Cambridge, os cálculos feitos pelo Instituto de Tecnologia da California (Caltech), onde encontraram as evidência do Planeta Nove, precisam de uma revisão.

“Com a órbita indicada pelos astrónomos do Caltech, nossos cálculos mostram que os seis objetos transnetunianos se moveriam de maneira lenta e instável”, explicou de la Fuente. Isso quer dizer que os objetos não estariam se movendo da maneira como os americanos acham que eles estão. Para a equipe de de la Fuente, a estabilidade destes corpos só pode ser explicada pela presença de outros planetas que ainda estão escondidos.

“Acho que é cedo demais para especularmos sobre a presença de um outro planeta escondido. Eu estou confuso com estes resultados”, afirmou ao Daily Mail o astrónomo Mike Brown, responsável pela descoberta do Planeta Nove (e também por rebaixar Plutão à categoria de planeta anão). “Nós temos uma análise quase idêntica que mostra o resultado exactamente contrário. Não está claro para mim porque as respostas deles são tão diferentes".


Sem comentários:

Enviar um comentário