segunda-feira, 13 de junho de 2016

Monsanto desenvolve abelhas transgénicas

Monsanto desenvolve abelhas transgênicas resistentes aos PESTICIDAS neonicotinóides

Monsanto desenvolve abelhas transgénicas resistentes aos PESTICIDAS neonicotinoides!

Em 2015, um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard apontava dois neonicotinoides utilizados no fabrico de pesticidas como altamente prejudiciais para as colónias de abelhas.

E agora :Abelhas Transgénicas, resistentes aos neonicotinoides!

Isto é uma Piada?


Infelizmente não, segundo o site francês Science Info, a gigante em Biotecnologia; norte-americano Monsanto desenvolveu a primeira abelha transgénica capaz de suportar uma enorme quantidade de pesticidas neonicotinoides.

” Os neonicotinoides são uma classe de inseticidas derivados da nicotina. A primeira vez que foi demonstrada a capacidade inseticida destes compostos foi em 1972, sendo a base deste estudo um derivado heterocíclico do nitrometileno. Este trabalho resultou na descoberta da nitiazina, composto que nunca foi comercializado como insecticida mas que serviu de composto líder para a síntese de todos os neonicotinóides.O uso de alguns elementos da família dos neonicotinoides foi proibida na Comunidade Europeia e outros países, após estudos evidenciarem correlações com o desaparecimento de colónias de abelhas.

Em Janeiro de 2013, a EFSA (European Food Safety Authority) estabeleceu que neonicotinodes possuem um risco inacreditavelmente alto para as abelhas e que a indústria financiou agências reguladoras para que divulgassem apelos de segurança em prol de seus produtos.

Estudos de um grupo de Harvard (publicados na revista Bulletin of Insectology 67 (1): 125-130, 2014) confirmou tais relações entre os venenos inseticidas e o desaparecimento de colónias de abelhas no inverno.

Outro estudo de um grupo italiano (na Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America em Outubro de 2013) já havia demonstrado que os neonicotinoides desregula o sistema imune das abelhas tornando-as susceptíveis a infecções de vírus contra os quais elas eram resistentes antes do contacto com com os venenos.“

Neonicotinoides inseticidas são substâncias tóxicas utilizados principalmente em forma de pesticidas na agricultura tradicional. Sua toxicidade e disseminação persistente na natureza representam grandes problemas para violações de espécies vivas, como abelhas, que não foram, obviamente, documentados. Muitos apicultores apontam estes fatores para explicar o “colapso da síndrome da colónias de abelhas”.

O grande invento da Monsanto teve como argumento um profundo compromisso com a proteção da biodiversidade e um desejo de melhorar e proteger o nosso ambiente!

“Estas abelhas transgénicas podem suportar aplicações de pesticidas sete vezes maior do que as doses máximas atualmente permitidas pelos órgãos reguladores”, diz o diretor de pesquisa da empresa.

E ao que parece, as abelhas transgénicas já são mais uma patente da Monsanto .Sua composição genética foi modificada e não poderão dar à luz a futuras mães rainhas.

”A Monsanto oferece diferentes pacotes de rainhas transgénicas adaptadas às necessidades específicas de apicultores (colónias de 500, 5.000 ou 50.000 unidades).“

A maravilha da polinização é algo extraordinário e magicamente perfeito ! Precisamos de abelhas transgénicas e ainda patenteadas?

Confira abaixo esta mágica dança das abelhas já ameaçada pelo pólen de milho transgénico!


fonte: Nosso Foco

Sem comentários:

Enviar um comentário