sexta-feira, 24 de junho de 2016

Plutão esconde oceano com água líquida?


A hipótese da superfície do planeta-anão esconder água em estado líquido acaba de se tornar ainda mais provável graças a novos dados.

Ao longo dos últimos meses têm sido adiantados vários detalhes sobre a formação de Plutão, uma possibilidade conseguida através da sonda New Horizons, que tem enviado para a Terra novas informações. A mais recente dá ainda mais força à possibilidade do planeta-anão ter um oceano por baixo da sua superfície.

De acordo com um ‘paper’ publicado pelo Geophysical Research Letters há atividade tectónica por baixo da superfície gelada de Plutão, com água em estado líquido que existe debaixo da superfície e entre o núcleo do planeta.

A investigação resultante dos novos dados da New Horizons apontam ainda para indicações que Plutão possa não ser totalmente sólido, o que abre a possibilidade de planetas com a mesma formação encerrarem a mesma caraterística de ter um oceano subterrâneo. Porém, como aponta o Gizmodo, não há qualquer referência à possibilidade da existência de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário