quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Nasa pronuncia-se sobre presença de seres e objetos estranhos em fotos de Marte



Os últimos dias têm sido recheados de “descobertas” em Marte. A cada imagem capturada pela sonda Curiosity e divulgada pela Nasa, são mais teorias da conspiração vindas de pessoas que dizem ter encontrado as mais diversas formas de vida nas fotos em questão. A agência espacial, após alguns tempo, resolveu comentar os fatos.

“Pode ter certeza que, quando nos damos conta dessas teorias — e são muitas, pensamos que não há nenhum grupo no mundo que seria mais feliz do que o nosso caso elas fossem verdadeiras. Mas é apenas uma resposta do cérebro humano ao identificar objetos que se parecem muito com coisas que conhecemos aqui da Terra”, afirma Ashwin Vasavada, especialista da Nasa.

Uma das principais reivindicações das pessoas que realizam as “descobertas” é de que a Nasa deve parar de esconder fatos sobre Marte. A agência espacial, porém, nega que tenha escondido algo relativo ao Planeta Vermelho. Os cientistas afirmam que não têm motivo algum para não divulgar qualquer nova informação sobre o planeta, que tem sido quase que uma obsessão para diversos especialistas.

Para justificar as “descobertas” feitas nas imagens divulgadas e provar que não esconde fatos, Vasavada, um dos maiores envolvidos nos projetos relativos a Marte, cita a pareidolia. O fenómeno em questão é de cunho psicológico e envolve a percepção com significado distorcido de algum estímulo vago ou aleatório, seja ele vindo por meio de imagem ou som.

O especialista compara as imagens com fatos que acontecem aqui mesmo na Terra. Segundo ele, diversos viajantes marítimos já afirmaram ter visto sereias em meio às suas viagens — mas isso não é uma prova de que elas realmente existam. Nos últimos tempos as imagens “mostraram” pirâmides, aliens, uma mulher e até mesmo uma rocha com a cara de Barack Obama em Marte. Em todas as oportunidades a presença dos objetos e pessoas em questão foram desmentidos pela Nasa.

fonte: Yahoo!

Sem comentários:

Enviar um comentário