segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NASA prepara-se para revelar um "mistério"sobre Marte


"Importante descoberta científica" será anunciada esta segunda-feira. Muitos apostam que se trata da descoberta de água em estado líquido.

Há vida em Marte? Ou pelo menos água em estado líquido? Estas são algumas das questões que estão na cabeça de muitos cientistas desde que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) revelou que resolveu um "mistério de Marte". A resposta a uma delas (ou outra) é a "importante descoberta científica" sobre Marte que será anunciada esta segunda-feira em Washington.

Será possível assistir ao anúncio ao vivo através da televisão da NASA ou do portal Space.com, às 11.30 (16.30 de Lisboa). Na conferência de imprensa estarão presentes Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA, e Michael Meyer, cientista do Programa de Exploração de Marte.

Outros três investigadores vão participar via teleconferência, incluindo o estudante de doutoramento Lujendra Ojha, do Georgia Institute of Technology, o que está a levar alguns curiosos a desconfiar que o anúncio está relacionado com a descoberta de água. É que Ojha descobriu indícios de água em Marte, em 2011, quando ainda estudava na universidade.

Outro dos participantes é Alfred McEwen, investigador principal da HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), uma câmara a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter que já fotografou centenas de pedaços da superfície de Marte, com enorme detalhe.

A confirmação de que existe água no planeta vermelho abre novas possibilidade para a existência de vida.