Restauradores de arte descobriram a figura de um diabo escondida nas nuvens de um dos mais famosos frescos de Giotto, na Basílica de S. Francisco de Assis, revelou fonte oficial daquela igreja, este sábado.
O diabo está escondido nos pormenores das nuvens no fresco número 20 de uma sequência que conta a vida e a morte de S. Francisco de Assis, pintada por Giotto, no século XIII.
A descoberta, feita pelo historiador italiano Chiara Frugone, mostra o perfil de uma figura de nariz em forma de gancho, um sorriso malicioso e cornos negros escondidos nas nuvens no painel que representa a morte de S. Francisco.
A figura é difícil de ver do chão da basílica, mas nota-se perfeitamente numa ampliação de uma fotografia ao trabalho do mestre, considerado um dos mais importantes do renascimento italiano.
Segio Fusetti, o restaurador-chefe da basílica, disse que Giotto deve ter pintado a imagem do diabo entre as nuvens "por diversão", porque certamente não quereria que essa figura fosse parte importante do fresco.
Fusetti estima que Giotto tenha pintado aquela figura para desdenhar de alguém que conhecia, representando-o como diabo na pintura.
O trabalho artístico da basílica do convento onde S. Francisco está enterrado foi restaurado depois dos estragos severos que sofreu no sismo de 1997.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário