A antiga cidade de Palenque, no México, pode ter sido uma das principais bases do poder político da civilização pré-hispânico
Um estudo recente do arqueólogo Rodrigo Liendo, da Universidade Autónoma do México (Unam), revela que a cidade de Palenque, sítio Maia localizado no actual estado de Chiapas, no sul do México, pode ter sido um dos mais importantes centros de poder dessa civilização. A análise de uma nova base de dados sobre o local revela que a cidade dominou cerca de 680 povoados entre os anos 750 e 850 d.C.
Segundo Liendo, ainda não é possível saber que tipo de organização política permitiu o controle dos assentamentos vizinhos pelos senhores de Palenque, mas ele afirma que as novas investigações ajudam a entender como as comunidades rurais se relacionavam com centros urbanos maiores na região.
Recentemente, foram restauradas peças arqueológicas importantes encontradas na cidade, como o painel do Templo da Cruz, que mostra a cena do ritual de coroação de K'inich Kan B'ahlam, um dos reis locais, e a máscara funerária da Rainha Vermelha, feita de jade e figuras de argila que representam a dinastia de Palenque.
fonte: História Viva
Sem comentários:
Enviar um comentário