terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cristais gigantes crescem largura de 1 fio de cabelo por século


Segundo estudo, cristais gigantes de Naica são os mais lentos conhecidos

Os cristais gigantes de selenita da caverna de Naica, no México, existem há cerca de 1 milhão de anos. Apesar de chegarem a 11 m de comprimento, esses objectos crescem a uma velocidade equivalente à espessura de um fio de cabelo a cada 100 anos, de acordo com pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (Csic, na sigla em espanhol), um órgão da Espanha, e da Universidade de Sendai, no Japão. As informações são do site do jornal El País.

A velocidade de crescimento é menor do que de estalactites, estalagmites e de que qualquer outro cristal conhecido. O estudo é descrito na revista especializada americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Segundo os investigadores, até agora, era considerado impossível medir o crescimento dos cristais de Naica. O estudo foi possível a partir da criação de um microscópio pela universidade japonesa. Os cientistas simularam as condições - como temperatura e humidade - existentes na caverna antes de uma mineradora drenar a água do local. Os investigadores afirmam que os cristais se formam apenas entre 58°C e 50°C.

De acordo com o estudo, os cristais de Naica pararam de crescer por causa da drenagem da caverna - a região é rica em prata, chumbo e zinco e mineradoras drenam a água para poder retirar os materiais em minas próximas. Mas, se a caverna voltar a ser inundada, eles voltarão a crescer.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário