sábado, 3 de novembro de 2012

Descrito ninho fossilizado mais antigo que se conhece

Ninho fossilizado encontrado em Navarra

Ninho fossilizado encontrado em Navarra

Pertenceu aos antecessores dos flamingos que habitaram Navarra.

Geólogos da Universidade do País Basco (UPV/EHU), do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e vários paleontólogos norte-americanos e brasileiros acabam de publicar a descrição do ninho fóssil mais antigo do mundo, que se encontra na província espanhola de Navarra.

A investigação, publicada na «PLOS One», diz que os ovos, um deles quase completo, são de uma espécie antecessora dos actuais flamingos e datam do Mioceno (18 milhões de anos).

Segundo a universidade basca, o fóssil foi encontrado nos finais de 2004 em terrenos do Parque Natural de Bardenas Reales, por Julio Salillas, quando este trabalhava com uma retroescavadora na reparação de danos provocados por uma tempestade.

Além dos fósseis de uma grande variedade de vertebrados, conhecia-se já a existência de carapaças fossilizadas e de ovos de pássaros, crocodilos e tartarugas.

A importância do achado reside no facto de não se tratarem de pequenos fragmentos isolados de cascas ou, inclusivamente, ovos isolados, mas sim de uma importante acumulação de cascas pertencentes a vários ovos, incluindo um que se preservou quase completo.

O tipo de carvão associado a esta acumulação, bem como a sua forma, permitem deduzir que se trata, de facto, de um ninho fossilizado. A análise da rocha onde está o ninho e a presença de fragmentos ósseos permitem determinar que se trata de uma espécie antecessora flamingos, que habitava a zona pantanosa pouco profunda situada no que hoje é a Bardenas, quando o clima era mais quente do que o actual.

Os estudos situam o ninho no começo do período miocénico, há 18 milhões de anos, o que faz com que seja o ninho fóssil mais antigo descrito até agora.

Apesar de no registo paleontológico se conhecerem ovos de dinossauro e outros répteis mais antigos, estes não se consideram ninhos por não incluírem uma estrutura construída para depositar os ovos.


Sem comentários:

Enviar um comentário