quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conheca Fígaro, a catatua que fabrica ferramentas





Uma catatuta-de-tanimbar criada em cativeiro chamou a atenção dos investigadores das Universidades de Oxford (Inglaterra) e de Viena (Áustria) por ter a capacidade de fabricar e utilizar ferramentas, o que nunca foi visto na sua espécie em estado selvagem. De forma espontânea, Fígaro, assim se chama a ave, utiliza o bico para cortar pequenos pedaços de madeira que usa para chegar à comida ou outros objetos, conta o jornal espanhol ABC.

Não está ainda clara a forma como a catatua descobriu a forma de cortar e de utilizar os instrumentos, mas os investigadores consideram que esta sua capacidade só demonstra o muito pouco que ainda sabemos sobre a evolução do comportamento inovador e da inteligência.

“Durante um dos nossos períodos de observação diários, Fígaro estava a brincar com uma pequena pedra. Num desses momentos, colocou-a entre a malha da gaiola e a pedra acabou por cair, ficando fora do seu alcance. Depois de umas tentativas falhas de tentar apanhá-la com as garras, pegou num pau e começou a puxar a pedra”, contou Alice Auersperg, da Universidade de Viena, que coordenou o estudo.

Para prosseguir com o estudo, os cientistas colocaram uma noz no local da pedra. Fígaro começou a picar um pedaço de madeira até conseguir um pau com o tamanho e a forma apropriados para servir de ferramenta e poder arrastar a noz.

O professor Alex Kacelnik, da Universidade de Oxford, acredita que, quando não é habitual uma espécie utilizar ferramentas, os indivíduos que são “curiosos, bons solucionadores de problemas e grandes cérebros, podem esculpir ferramentas de forma a satisfazer a sua nova necessidade”.

fonte: Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário