quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Robô de quatro patas vai inspecionar Fukushima


O desastre nuclear de Fukushima está longe de estar resolvido. A Toshiba pretende ajudar com um robô quadrúpede para levar a cabo inspeções.

O robô de quatro patas da Toshiba vai inspecionar zonas de Fukushima demasiado perigosas para seres vivos. O novo robô atende pelo nome simples de Quadruped (Quadrúpede) e inclui um outro robô mais pequeno, com rodas, que pode ser usado para navegar em áreas de acesso mais difícil.

Recorde-se que a central nuclear japonesa de Fukushima ficou gravemente danificada devido a um tsunami em 2011, o que acabou por provocar uma explosão num dos reatores. Há zonas da central que ainda não foram inspecionadas devidos aos níveis letais de radiações, pelo que há uma necessidade real e urgente de desenvolver robôs capazes de levar a cabo este trabalho de avaliação.

Segundo o Gizmag, o maior dos dois robôs desenvolvidos pela Toshiba pesa 65 kg e mede 106 cm de altura. Tem uma autonomia de duas horas e uma velocidade de 1 km/hora. O mais pequeno pesa 2 kg e dispõe de uma hora de autonomia. Ambos são controlados através de uma rede sem fios.


Sem comentários:

Enviar um comentário