terça-feira, 20 de novembro de 2012

NASA e ESA revelam 61 galáxias mais próximas da Terra


Fotografia © DR / Site oficial da ESA

As galáxias podem apresentar as mais variadas formas e feitios. Num diagrama revelado pelos telescópios espaciais Herschel e Spitzer, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA, respetivamente, podem ver-se as 61 galáxias mais próximas do planeta Terra.

O astrónomo Edwin Hubble classificou e organizou as diferentes galáxias num diagrama, em forma de garfo, conhecido por Classificação de Hubble. Apesar desta classificação ser considerada, atualmente, demasiado simplista, continua a ser uma base importante para as teorias sobre a evolução das galáxias.

O diagrama descreve a forma das galáxias e a sua posição ao longo do 'garfo'. No diagrama interativo apresentado pelos telescópios espaciais Herschel e Spitzer, disponibilizado no site oficial da ESA é possível ver as 61 galáxias mais próximas da Terra, situadas entre 10 a 100 milhões de anos-luz de distância do planeta terrestre.

Segundo informações do 'ESA', as imagens estudadas pelos telescópios, no âmbito dos programas KINGFISH e SINGS, mostram nuvens de pó entre as galáxias, gerado pelo calor das estrelas recém-nascidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário