Valles Marineris é o maior desfiladeiro do Sistema Solar
Agência Espacial Europeia (ESA) registou agora uma nova visualização do sítio.
Marte tem um desfiladeiro maior do que o Grande Canyon. Chama-se Valles Marineris e mede mais de 4000 quilómetros de comprimento, 200 de largura e tem uma profundidade de 10 quilómetros, sendo, assim, o maior do Sistema Solar.
Este acidente geográfico é 10 vezes mais comprido e cinco vezes mais profundo do que o terrestre Grande Canyon.
A Agência Espacial Europeia (ESA) registou agora uma nova visualização do sítio graças a uma imagem obtida com os dados capturados durante as 20 órbitas individuais da sonda Mars Express. Segundo indicam os especialistas, a fotografia mostra a ampla variedade de características geológicas do lugar, demonstrando a complexa história do planeta vermelho.
A ESA informa que a formação do 'canyon' poderá estar intimamente ligada à formação do planalto de Tharsis, onde se encontra o maior vulcão do Sistema Solar, o Olympus Mons. A actividade vulcânica reflecte-se na natureza das rochas das paredes do desfiladeiro e nas superfícies circundantes, que se formaram por fluxos sucessivos de lava.
À medida que Tharsis se enchia de magma, durante os primeiros milhões de anos de vida do planeta, a crosta circundante foi esticando-se, rasgando e eventualmente colapsando-se em canais gigantescos. A ESA refere que os deslizamentos de terra também desempenharam um papel importante na formação do complexo, sobretudo nas depressões mais a norte.
fonte: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário