domingo, 11 de novembro de 2012

Cientistas descobrem esponja com formato de harpa no fundo do mar






Animal é carnívoro e vive a 3500 metros no fundo do oceano. Esponja possui ganchos em seus 'ramos' e é carnívora, dizem cientistas.

Cientistas descobriram uma espécie nova de esponja (Chondrocladia lyra) no fundo do oceano, a cerca de 3500 metros de profundidade. Com hábitos carnívoros e formato incomum, ela recebeu o nome de "esponja-harpa" porque lembra o instrumento musical.

Os investigadores do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, nos Estados Unidos, usaram dois robôs operados remotamente para encontrar a espécie, avistada na costa da Califórnia. Duas "esponjas-harpa" foram recolhidas e outras dez foram observadas, dizem eles.

O estudo foi publicado no periódico "Invertebrate Biology", na edição de outubro. Para se fixar nas profundezas oceânicas, as esponjas usam estruturas parecidas com raízes, dizem os cientistas. Elas são formadas por ramos horizontais, chamados pelos investigadores de "palhetas", que dão suporte a uma série de ramificações que crescem verticalmente.

Predadores

Estas esponjas são predadoras do fundo do mar, disseram cientistas ao site do instituto de pesquisa. Elas capturam pequenos animais, como camarões, peixes e outros crustáceos, que passam pelos "ramos" da esponja levados pelas correntes oceânicas.

"Elas [as esponjas] possuem ganchos farpados que cobrem suas ramificações e prendem os animais. Uma vez que o animal foi preso, a esponja o envolve com uma pequena membrana, e lentamente começa a digeri-lo", dizem os investigadores no site do instituto.

fonte: G1

Sem comentários:

Publicar um comentário