quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Libélula robótica funciona como espião e faz vídeos por onde passa


Inseto electrónico criado pela TechJect é capaz de capturar e enviar informações enquanto voa e enquanto plana. No site oficial, desenvolvedores afirmam que a criação permite "faz fotografias aéreas incrível, espiar pessoas, garantir a segurança da casa ou usar como a próxima plataforma de jogos com robôs". 


Robô está disponível em diferentes cores, que incluem azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, preto, branco e prateado.


Os robôs voadores podem ser comandados a partir de um controle remoto ou usando smartphone, iPad ou computador.


A libélula robótica da TechJect foi desenvolvida com financiamento de US$ 1 bilião da Força Aérea americana, em pesquisa da Universidade da Geórgia com outras instituições parceiras no mundo.


A criação tem três modelos: uma com padrão de voo de pequenas aeronaves, outra com mais capacidade de voo embora ainda com estabilidade ao planar, e a terceira com habilidades de voo agressivo. Há variação também no tipo de controle. A versão mais simples usa giroscópios e acelerómetros, enquanto as mais avançadas podem incluir vídeo em HD, múltiplas câmeras, coordenadas via GPS e conexão Wi-Fi.


O peso dos componentes varia de 3g a 5g, segundo a fabricante, e tem a espessura de uma cliclete de mascar.


O inseto robótico é modular, segundo seus fabricantes, e pode ter as peças trocadas por itens mais avançados a gosto do cliente. A pesquisa levou ao registo de cinco patentes, relacionadas desde o controle de voo ao acionamento dos mecanismos.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário