Um parasita encontrado nos gatos está a provocar alterações no cérebro humano, podendo conduzir as pessoas a cometerem suicídio, revela um estudo científico citado pelo jornal britânico Daily Mail.
Os investigadores demonstraram que os homens e mulheres infetados com um parasita que se forma no estômago dos gatos e que se infiltram nos cérebros humanos têm sete vez mais probabilidade de tentarem o suicídio.
Acrescentam que o Toxaplasma gondii interfere na química do cérebro humano. Identificar as pessoas que estejam infetadas pode ajudar a prevenir o suicídio.
O parasita, transportado por muitos cidadãos britânicos, tem um ciclo de vida complexo, mas só consegue reproduzir-se dentro dos gatos. Os ovos microscópicos são libertados através das fezes dos animais, espalhando-se pelo ambiente à volta.
Cerca de um terço da população mundial está infetada com o parasita, normalmente, devido ao consumo de carne mal cozinhada, como a de porco, vaca e veado, e a ingestão de água contaminada.
Lena Brundi, da Universidade do Michingan, nos EUA, lembra que o parasita já anteriormente tinha sido relacionado com o aparecimento de cancros no cérebro, esquizofrenia e transtornos de personalidade.
Com esta nova descoberta, adianta Lena Brundi, será possível desenvolver novos tratamentos para prevenir suicídios”.
fonte: Os Bichos
Sem comentários:
Enviar um comentário