quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NASA vai lançar satélites com Android e componentes de telemóveis

NASA_Phonesat_prototype_bal.jpg

A agência espacial norte-americana pretende lançar no final do ano três pequenos satélites com custos de produção de 3500 dólares. Os três satélites deverão ser funcionar com sistema operativo Android e componentes de telemóveis da Google.

Na NASA, o projeto de fabrico de satélites que também são telemóveis é conhecido por PhoneSat. De acordo com o The Verge vão ser fabricadas duas versões de satélites: a versão 1.0 que deverá funcionar com componentes do Nexus One e que terá como única missão o envio de fotos para bases terrestres e também de dados sobre o estado em que se encontram os diversos componentes.

A versão do 2.0 do PhoneSat já deverá exigir alguns upgrades no Nexus S que é usado para gerir o satélite: além comunicações de rádio bidirecionais que permitem controlo remoto, um retransmissor de GPS e ainda painéis solares. Ao que consta, a versão 2.0 deverá ter um ciclo de vida superior ao de a versão 1.0.

A NASA prevê fabricar dois modelos do PhoneSat 1.0 e um único da versão 2.0. Além das reduzidas dimensões e pelo uso de componentes que hoje estão disponíveis em equipamentos de eletrónica de consumo, os três satélites pretendem distinguir-se pelos custos de produção reduzidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário