O P.vermidax é o único entre mais de 2000 roedores conhecidos que não rói
"Rato que não rói" alimenta-se sugando minhocas e é o primeiro deste tipo entre mais de 2 mil espécies conhecidas de roedores.
Uma espécie única de rato praticamente sem dentes, que come minhocas e não mastiga nem rói foi descoberta na Indonésia, anunciaram cientistas britânicos nesta quinta-feira (23).
O animal, que parece um musaranho com seu focinho longo e pontudo, foi descrito na edição desta semana do periódico britânco Biology Letters. O Paucidentomys vermidax, que pode ser traduzido livremente como “rato de poucos dentes” e “comedor de minhocas”, é o único roedor dentre 2200 espécies conhecidas que não tem molares. Em vez disse, tem incisivos superiores bicúspides - com duas pontas afiadas.
Dois ratos foram encontradas nas florestas tropicais montanhas ao sul da ilha Sulawesi, no ano passado, no Monte Latimojong e a 100 quilómetros a noroeste do Monte Gandangdewata.
Como ele não tem os dentes posteriores, o rato suga minhocas e as fatia com os incisivos, aí cospe os pedaços e os engole de novo, disse Anang Achmadi, do Museu Zoologicum Bogoriense, que fez parte da equipa de autores do estudo.
Os investigadores dizem que a descoberta é importante porque mostra como roedores foram forçados a evoluir no ecossistema de Sulawesi.
“O que define um roedor é justamente sua capacidade de roer, com incisivos que funcionam como cinzéis”, disse o coautor Kevin Rowe, conservador sénior de mamíferos do Museu Victoria em Melbourne, Austrália. “É uma evolução notável que um traço que foi tão bem sucedido e permitiu que este grupo de animais consiga roer desde sementes e árvores caídas, nosso lixo e até nossa casa foi abandonado por esta espécie para seguir uma dieta nova”.
O novo rato mostra a única biodiversidade da ilha indonésia, ameaçada por madeireiras ilegais e mineração, afirmou Achmadi.
fonte: IG
Sem comentários:
Enviar um comentário