A agência espacial norte-americana (NASA) lançou hoje um foguetão para por em órbita dois satélites que estudarão a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que a rodeiam.
O lançamento ocorreu às 08:05 TMG (09:05 em Lisboa), depois de vários adiamentos devido a problemas técnicos e ao mau tempo na zona pela proximidade da tempestade tropical Isaac.
A missão tem como objectivo estudar os Cinturões de Van Allen, anéis gigantes de plasma (gás electrificado) que envolvem a terra e onde se concentram as partículas electrificadas que compõem 99 por cento do Universo além da atmosfera protectora da Terra.
Segundo a NASA, os cientistas pretendem conhecer melhor o espaço próximo da Terra e proteger os seres humanos e os seus sistemas electrónicos das tempestades geomagnéticas. Querem também estudar o plasma, o que melhora a compreensão da composição das estrelas e galáxias.
Os satélites, de forma octogonal, pesam mais de 635 quilogramas cada um e medem 1,85 metros de largura e 90 centímetros de altura.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário