quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NASA põe em órbita satélites para estudar influência do Sol sobre a Terra


A agência espacial norte-americana (NASA) lançou hoje um foguetão para por em órbita dois satélites que estudarão a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que a rodeiam.

O lançamento ocorreu às 08:05 TMG (09:05 em Lisboa), depois de vários adiamentos devido a problemas técnicos e ao mau tempo na zona pela proximidade da tempestade tropical Isaac.

A missão tem como objectivo estudar os Cinturões de Van Allen, anéis gigantes de plasma (gás electrificado) que envolvem a terra e onde se concentram as partículas electrificadas que compõem 99 por cento do Universo além da atmosfera protectora da Terra.

Segundo a NASA, os cientistas pretendem conhecer melhor o espaço próximo da Terra e proteger os seres humanos e os seus sistemas electrónicos das tempestades geomagnéticas. Querem também estudar o plasma, o que melhora a compreensão da composição das estrelas e galáxias.

Os satélites, de forma octogonal, pesam mais de 635 quilogramas cada um e medem 1,85 metros de largura e 90 centímetros de altura.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário