Gideonmantellia pesava apenas 20 quilos.
Uma equipa da Universidade de Zaragoza (Espanha) identificou o dinossauro vegetariano mais pequeno da Península Ibérica, com dois metros de altura e apenas 20 quilos, baseada em fósseis encontrados em 1982, em Galve, província espanhola de Teruel.
O animal, baptizado de Gideonmantellia – uma homenagem ao naturalista britânico Gideon Mantell, pela sua investigação pioneira em saurópodes –, foi descrito e analisado pelo grupo de investigação Aragosaurus-Iuca, que se centrou na análise de 104 restos fossilizados.
Os fragmentos pertencem a um único exemplar da espécie e formam o esqueleto mais completo de ornitópodes até agora encontrado em Espanha. Entre os restos encontraram vértebras, parte da anca e membros inferiores e um pé quase completo, mas não conseguiram recuperar grande parte do crânio.
O grupo Aragosaurus-Iuca caracterizou este dinossauro como um animal ágil e veloz, com um desenho corporal adaptado para escapar rapidamente dos seus predadores. O estudo aponta para uma longitude de quase dois metros. A reconstrução encontra-se no Museu de Galve e responde sob o nome“El Hipsi de Galve”.
fonte: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário