quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lobo fotografado na Cordilheira do Atlas em Marrocos


Possível lobo africano na cordilheira do Atlas (foto: Vicente Urios)

Espécie 'Canis lupus lupaster' nunca tinha sido referenciada naquele espaço. Um grupo de investigadores informa que fotografou um lobo (Canis lupus lupaster) na cordilheira do Atlas, em Marrocos, onde a presença do animal era até agora desconhecida. A descoberta, publicada na revista espanhola «Quercus», está ainda pendente de revisão científica.

Este achado de cientistas espanhóis está ligado a outro levado a cabo por investigadores britânicos. Há algum tempo, perceberam que aquilo que se pensava ser uma espécie de chacal que habita no Egito é na realidade um lobo. Tudo isto amplia a distribuição do lobo africano naquele continente.

Citado pelo jornal «El País», Vicente Urios, da Universidade de Alicante, considera esta descoberta “fabulosa”. Este cientista, juntamente com Carlos Ramírez e Miguel Gallardo, da mesma universidade, Octavio Monroy (Universidade Central do Estado do México) e Hamid Rguibi (Universidade Chaouaib Doukkalí, El Jadida, Marrocos) estavam há três anos investigando leopardos no Atlas.

Há aproximadamente um ano e meio, uma das câmaras que os investigadores colocaram fotografou aquilo que se pensava ser um chacal. No entanto, Vicente Urios diz que a imagem, tirada a 1800 metros de altura, não deixa dúvidas: é um lobo. A tese de doutoramento deste biólogo foi precisamente sobre esta espécie.

No relatório que os investigadores entregaram ao governo marroquino, explica-se que os berberes daquela zona diziam que ali existiam dois tipos de chacais, um grande e um pequeno. O grande seria na realidade, um lobo. As populações tinham até uma palavra para 'lobo', mas sempre se pensou que seriam chacais.


Sem comentários:

Enviar um comentário