sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A mais velha mensagem numa garrafa tem 98 anos

A imagem da garrafa, divulgada pelo Governo escocês

A imagem da garrafa, divulgada pelo Governo escocês

O postal que estava no interior da garrafa

Um pescador escocês encontrou a garrafa nas suas redes quando pescava ao largo da costa norte da Escócia. Segundo o Livro do Guinness, é a mais antiga mensagem encontrada numa garrafa, batendo o recorde anterior por seis anos.

"Quando estava a tirar as redes, vi a cabeça da garrafa a sair e apanhei-a rapidamente antes de voltar a cair no mar. Estou muito orgulhoso de ter descoberto a garrafa detentora do recorde. Foi muito emocionante encontrá-la e não podia esperar para a abrir", afirmou o pescador Andrew Leaper, citado no comunicado do Governo escocês.

Curiosamente esta garrafa foi descoberta pelo mesmo barco que a garrafa que detinha o anterior recorde. "É uma coincidência espantosa que o mesmo barco de pesca das Shetland que encontrou a outra garrafa há seis anos, tenha também encontrado esta. É como ganhar a lotaria duas vezes", indicou Leaper.

A garrafa encontrada a 12 de abril tem o número 646B e foi posta nas águas a 10 de junho de 1914 pelo capitão CH Brown da Escola de Navegação de Glasgow, como parte de um conjunto de 1890 garrafas destinadas à investigação científica, construídas para afundar e ficar perto do fundo do mar. Ao mapear o local onde as garrafas eram recuperadas, era possível mapear, pela primeira vez, as correntes submarinas em redor da Escócia.

Dentro da garrafa está um postal que pede a quem a recupere que envie a data e a localização para o diretor de pescas da Escócia, sendo oferecida uma recompensa de "seis pence". Do grupo de garrafas lançadas em 1914, foram encontradas 315. O livro de registo original do capitão Brown é atualizado cada vez que uma nova descoberta é feita. A última foi descoberta em 2006.


Sem comentários:

Enviar um comentário