quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lua cheia vai estar no domingo maior e mais brilhante


A Lua cheia vai estar, no domingo, maior e mais brilhante do que o habitual, fenómeno que só voltará a repetir-se, nas mesmas condições, dentro de 18 anos, informa o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Se o céu estiver limpo, a "Super Lua" pode ser visível entre as 21:06 (hora de Lisboa), quando nasce, e as 06:14 de segunda-feira, quando se põe.

O fenómeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra. Nestas condições, a lua cheia é maior e mais brilhante.

Contudo, no domingo, o tamanho e o brilho da lua cheia será ainda maior, uma vez que a lua cheia estará mais perto do perigeu orbital, a 21 minutos de distância, explicou hoje à agência Lusa o diretor do OAL, Rui Agostinho, acrescentando que a "Super Lua" de 2013 só voltará a suceder dentro de 18 anos.

Segundo o OAL, a lua cheia terá, no domingo, um tamanho 14 por cento maior e será 30 por cento mais brilhante do que a lua cheia no apogeu, ponto da órbita da lua mais distante da Terra.

Sem estas características, a lua cheia volta a estar mais próxima do perigeu, em 2014, mas numa data diferente, a 10 de agosto, dado que a órbita da Lua não é constante, assumindo a forma de uma elipse.

No domingo, a "Super Lua", como qualquer lua cheia, pode ser vista a olho nu, mas também com o auxílio de binóculos e telescópios. O Observatório Astronómico de Lisboa organiza, a partir das 20:30, uma sessão especial de observação, com entrada livre.

Na fase de lua cheia, em que a lua está totalmente iluminada, são visíveis, com um telescópio, as crateras, os vales, os mares e as montanhas, embora certos detalhes à superfície, como a sombra projetada das montanhas na lua, na transição de condição de iluminada para escura, só possam ser observados na fase de quarto crescente, apontou Rui Agostinho.

A Terra dista, em média, 384.400 quilómetros da lua. No perigeu médio, a distância diminui para 363.100 quilómetros e no apogeu médio aumenta para 405.700 quilómetros, de acordo com o OAL.

O Observatório adianta que, no domingo, no momento em que a "Super Lua" estará mais próxima do horizonte, a partir das 21:06 (hora de Lisboa), o tamanho da lua que os olhos veem será maior do que efetivamente é, não é o real.

"É um efeito ótico, uma construção do cérebro", assinalou Rui Agostinho.

Para o demonstrar, o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa recorre a uma pequena experiência: se se olhar para a lua cheia quando estiver a nascer e tapar-se a metade debaixo com uma folha de papel, "o cérebro reduz o tamanho da lua".


Sem comentários:

Enviar um comentário