domingo, 16 de junho de 2013

Estátuas da Ilha de Páscoa teriam "andado" com ajuda de povo misterioso









As místicas estátuas da Ilha de Páscoa podem ter "andado" até seus lugares, de acordo com uma equipa de cientistas. 

São aproximadamente 1000 estátuas, mais conhecidas como moais, localizadas na remota ilha chilena. A população que ergueu estas estátuas e as transportou segue ainda como um grande mistério para a ciência.

Mas uma pergunta vem intrigando investigaores há muito tempo: como exatamente estes moais - alguns pesam mais de 80 toneladas - foram parar no seu destino final sem a ajuda de tecnologia moderna? 

A equipa liderada por arqueologistas das universidades do Estado da Califórnia, de Longe Beach e do Havaí acreditam que as bases destas estátuas foram talhadas para que elas pudessem ser inclinadas para a frente, o que facilitaria o transporte. 

Os investigaores ilustraram sua teoria criando uma réplica de uma das estátuas, com peso de cinco toneladas, e deixando-a de pé numa estrada de terra havaiana.

Com apenas algumas cordas, uma equipa de 18 pessoas balançou a estátua para frente e para trás, o que a fez avançar um pouco mais. 

Desta maneira, o transporte da estátua teria levado cerca de duas semanas. Um dos envolvidos na pesquisa espera que este estudo ajude a desmistificar a história de que um grupo de pessoas teria destruído o meio ambiente da ilha para fazer o transporte destas gigantescas estátuas.

Estudos anteriores sugerem que povos ancestrais teriam cortado as árvores da ilha para colocar as estátuas em seus lugares. Desta forma, os moais teriam sido deitados de barriga e levados sobre toras de madeiras. 

Em 1998, outra experiência usando réplicas dos moais, mostrou ser possível transportar as estátuas horizontalmente ao longo de toras paralelas.

Outros cientistas, contudo, rebatem que isso seria difícil por conta dos caminhos irregulares da ilha. Eles enfatizam que o terreno usado para algumas experiências seria muito plano. 

Teorias à parte, uma parcela de investigaores defende que esse antigo povo deveria ter usado algum método muito mais simples em relação ao que imaginamos e, por este motivo, ele é muito mais difícil de ser concebido por nós. Estima-se que estas estátuas foram construídas de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.


Sem comentários:

Enviar um comentário