quinta-feira, 20 de junho de 2013

Documentário desmente tese oficial de acidente aéreo de 1996

Destroços recuperados do Boeing 747, com base nos quais for investigado o acidente

Destroços recuperados do Boeing 747, com base nos quais for investigado o acidente

Após uma explosão, o voo 800 da TWA caiu no oceano Atlântico matando os seus 230 ocupantes. Ataque terrorista foi descartado mas uma investigação promete divulgar dados nunca revelados.

Um documentário televisivo ainda por estrear, sobre o voo 800 da TWA que, em 1996, caiu no oceano Atlântico, após uma explosão, apresenta "provas sólidas" que contrariam a explicação oficial sobre as causas do acidente, garante um dos produtores do trabalho.

A novidade, disse Tom Stalcup à CNN, está na apresentação de dados do radar que atestam os depoimentos de várias testemunhas - a de que foi visível uma explosão a partir do exterior do avião, o que sugere poder ter sido atingido por um rocket.

Ainda que inicialmente a hipótese de um ataque terrorista tenha sido muito falada - atribuído eventualmente à Al-Qaeda -, investigações da CIA, do FBI e do Departamento de Segurança dos Transportes acabaram por afastar essa hipótese. Oficialmente, o Boeing 747 sofreu um curto-circuito que detonou vapores de querosene no tanque central de combustível, causando a explosão.

Investigadores impedidos de falar 

O documentário recorda, no entanto, que nenhuma das testemunhas foi autorizada a falar. E vai mais longe, ao ouvir a opinião de vários especialistas envolvidos na investigação à época e que garantem que a versão oficial foi falseada. Impedidos de falar publicamente sobre o caso, os vários homens citados no filme tiveram de esperar pela reforma para poderem contar as suas versões.

A intenção dos produtores, que estão a promover uma petição nesse sentido, é forçar a reabertura do caso, para que finalmente se saiba a verdade a que "os familiares das vítimas têm direito".

O acidente aconteceu no dia 17 de julho de 1996, quando o voo 800 da TWA descolou de Nova Iorque com destino a Paris, levando entre passageiros e tripulantes um total de 230 pessoas. Dez minutos depois, uma explosão partiu o avião ao meio, tendo os destroços em chamas caído no mar. Não houve sobreviventes.

O documentário tem estreia marcada para o próximo mês de julho, na data em que se cumprem os 17 anos sobre o acidente aéreo.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário