quarta-feira, 12 de junho de 2013

NASA explica gravidade irregular da Lua


Os investigadores da agência espacial norte-americana explicaram que a força gravitacional na Lua é irregular devido ao impacto de asteroides e cometas sobre a superfície.

A gravidade na Lua é cerca de um sexto da que é sentida na Terra. No entanto, no nosso satélite natural, esta força não é sentida de forma homogénea e há variações de local para local, o que afeta o projeto de naves que tenham de ficar na órbita lunar. Há planícies que têm uma gravidade extra face ao que é sentido no resto do solo lunar.

Após uma missão de nove meses, cientistas descobriram que as diferenças se devem ao impacto de asteroides e cometas, noticia a Info Brasil. A missão Grail (sigla inglesa para Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior) incluía duas sondas idênticas projetadas para revelar os altos e baixos do campo gravitacional lunar e mostrarem zonas mais densas que não pudessem ser vistas pelas câmaras.

O estudo foi publicado na Science e será fundamental para aumentar a precisão de futuras missões espaciais e ainda vai ter impacto no estudo da geologia da própria Terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário