sábado, 29 de junho de 2013

Voyager 1, a primeira nave a ultrapassar o Sistema Solar

Visão artística da entrada da Voyager 1 na região do Sistema Solar conhecida por estrada magnética, onde as partículas carregadas eletricamente com origem no espaço interestelar são em maior quantidade do que as da heliosfera

Visão artística da entrada da Voyager 1 na região do Sistema Solar conhecida por estrada magnética, onde as partículas carregadas eletricamente com origem no espaço interestelar são em maior quantidade do que as da heliosfera NASA/JPL-Caltech

A Voyager 1 está prestes a deixar o Sistema Solar, tornando-se no primeiro objeto feito por humanos a chegar ao espaço interestelar.

A nave espacial americana Voyager 1, lançada pela NASA em 1977, está a 18 mil milhões de quilómetros do Sol, o que significa que se prepara para abandonar o Sistema Solar e tornar-se no primeiro objeto fabricado por humanos a atingir o espaço interestelar.

A nave encontra-se neste momento a atravessar uma região da heliosfera (zona de influência do Sol) conhecida por estrada magnética, onde regista a maior taxa de sempre de partículas carregadas electricamente vindas de fora da heliosfera, em simultâneo com o desaparecimento das oriundas do interior da heliosfera.

A heliosfera estende-se por 13 mil milhões de quilómetros para além dos planetas do Sistema Solar e é dominada pelo campo magnético do Sol e pelos ventos solares. O espaço interestelar é ocupado por matéria proveniente de outras estrelas e pelo campo magnético da Via Láctea.
Uma viagem de 36 anos

Os últimos dados sobre a nave deram origem a três artigos científicos publicados ontem na revista americana "Science", mas a verdade é que os cientistas da NASA não sabem com precisão a que distância se encontra a Voyager 1 do espaço interestelar, admitindo que a nave possa demorar alguns meses a atingi-lo.

As naves gémeas Voyager 1 e Voyager 2 foram lançadas há 36 anos, em 1977, tendo passado pelos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno antes de embarcarem na sua missão interestelar em 1990.

Uma das suas missões é precisamente medir o tamanho da heliosfera. A Voyager 2 está a uma distância mais próxima do Sol do que a sua irmã gémea - 15 mil milhões de quilómetros, o que quer dizer que se encontra ainda dentro da heliosfera.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário