sábado, 1 de junho de 2013

Curiosity descobriu mais indícios de água em Marte


O robot Curiosity, da agência espacial norte-americana (NASA), descobriu mais indícios da existência de ter existido água em Marte, segundo um estudo a publicar hoje na revista Science.

O Curiosity, que aterrou em agosto de 2012 na superfície de Marte, equipado com alta tecnologia, fez fotografias de vários pedaços da superfície, muito similares aos que se veem nos leitos dos rios da Terra.

No total foram examinados 515 pedras, tendo sido constatado que todas tinham a superfície redonda e lisa, como se tivessem viajado distâncias grandes pelo leito de algum rio antigo.

As descobertas oferecem novas pistas sobre o passado de Marte, segundo Morten Bo Madsen, o diretor do grupo de investigação sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr.

Se bem que hoje Marte seja um planeta árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há vários milhões de anos.

Os robots da NASA Spirit e Opportunity já tinham encontrado sinais da existência passada de água em marte.

Em março último, a NASA informou que uma análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para albergar vida microbiana.

Os cientistas identificaram enxofre, nitrogénio, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono, que são alguns dos ingredientes essenciais para a vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário