domingo, 30 de junho de 2013

Bactérias transformam lixo dos oceanos em 'habitat'


Cerca de mil tipos de bactérias foram encontradas em plásticos nos oceanos

Cientistas explicam que os micro-organismos podem ajudar na limpeza dos oceanos, ao utilizarem o lixo, nomeadamente o plástico, como sua casa.

Os cientistas do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, EUA, descobriram que os plásticos e o lixo que poluem os nossos oceanos servem de habitat ecológico para vários tipos de bactérias e outros micro-organismos.

De acordo com o estudo, publicado esta semana na revista científica 'Environmental Science & Technology' , os responsáveis encontraram pelo menos mil tipos de bactérias diferentes em amostras de plástico, recorrendo a microscópios eletrónicos.

Os investigadores, que batizaram os locais com plástico acumulado de 'platisfera', explicam que estes micróbios podem ajudar a diminuir o lixo que é encontrado nos oceanos.

Dois tipos de 'moradores' foram encontrados neste local: o primeiro grupo de bactérias são os Vibriões, responsáveis por várias doenças, e os micróbios conhecidos por destruírem hidrocarbonetos dentro de plásticos.

"Há grupos específicos de micróbios que são atraídos para este tipo de ambiente. Os mesmos vão aderindo a este espaço e lá permanecem", explica Tracy Mincer, uma das cientistas e responsáveis pelo estudo, referindo-se ao plástico.

Para os cientistas, o mais importante é que as bactérias encontradas nos plásticos são muito diferentes daquelas que são encontradas no mar e à sua volta.


Sem comentários:

Enviar um comentário