Enviar um macaco para o espaço é algo que o Irão terá feito. Enviar um macaco para o espaço e recuperá-lo... nem tanto
Depois de ter anunciado o envio de um macaco para o Espaço, Mahmoud Ahmadinejad anunciou ao mundo que o Irão inaugurou o seu primeiro centro de monitorização de objetos em órbita
O presidente do Irão inaugurou, este domingo, o primeiro centro de observação espacial do país, perto de Deiljan, a cerca de 200 quilómetros a sul de Teerão. A base irá servir para monitorizar objetos na órbita terrestre.
Este é o mais recente desenvolvimento do programa espacial iraniano, que ganhou fama quando, no final de janeiro, foi anunciado o envio de um primata para o Espaço e o seu regresso à Terra, feito cuja veracidade não pôde ser confirmada por fontes exteriores ao projeto. Também em 2010, os cientistas iranianos enviaram um rato, uma minhoca e uma tartaruga para o Espaço, mas dessa vez não alegaram que estes regressaram à Terra.
Segundo Mahmoud Ahmadinejad, a base de monitorização marca um enorme progresso no programa espacial do Irão. O novo centro ajudará a controlar "as atividades de satélites" relacionadas com a sua nação, mas também ajudarão a explorar o "Espaço muito remoto", informa a agência iraniana IRNA.
No futuro, a ambição do regime iraniano será colocar em órbita os seus próprios satélites, como forma de observar desastres naturais, numa zona tão afetada por terramotos, melhorar as redes de telecomunicações e expandir o radar militar da região.
AMBIÇÃO PREOCUPA OCIDENTE
O Ministro da Defesa, general Ahmad Vahidi, afirmou que o centro de observação agora inaugurado servirá para assuntos de segurança do Irão, mas Teerão também irá partilhar as informações recolhidas com outros países.
Estas intenções causam grandes preocupações a algumas nações vizinhas, mas não só. A visão espacial apresentada pelos responsáveis iranianos não foi bem recebida pelos EUA e seus aliados, que receiam que esta tecnologia seja usada para o desenvolvimento de mísseis de longo alcance.
Apesar de o anúncio de Ahmadinejad em relação a um suposto avanço no programa espacial, este pode ser mais um caso de progresso tecnológico proclamado pela nação iraniana sem que, de facto, tenha mesmo acontecido.
O antes e o depois da viagem espacial iraniana
fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário