segunda-feira, 17 de junho de 2013

Isaac Asimov previu em 1988 como seria a internet e redes sociais


Quem foi Isaac Asimov?

Isaac Asimov (2 de janeiro de 1920 — Nova Iorque, 6 de abril de 1992), foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.

A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots.

Asimov foi reconhecido como mestre do género da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos "Três Grandes" escritores da ficção científica.

Em 1981, um asteroide recebeu seu nome em sua homenagem, o 5020 Asimov. O robô humanóide "ASIMO" da Honda, também pode ser considerada uma homenagem indireta a Asimov, pois o nome do robô significa, em inglês, Advanced Step in Innovative Mobility, além de também significar, em japonês, "também com pernas" (ashi mo), num trocadilho linguístico em relação à propriedade inovadora de movimentação deste robô.


Robô criado em homenagem a Isaac Asimov


Robôs humanóides já são uma realidade


As Leis da Robótica criadas por Asimov


Apresentadas no livro Eu, Robô, as 3 Leis da Robótica foram criadas por Asimov, como condição de coexistência dos robôs com os seres humanos, como prevenção de qualquer perigo que a inteligência artificial pudesse representar à humanidade. São elas:

1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por falta de ação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

Mais tarde, no livro Os Robôs do Amanhecer, o robô Daneel viria a instituir uma quarta lei: a 'Lei Zero':

Lei Zero: Um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por falta de ação, permitir que ela sofra algum mal.

Muitas de suas obras serviram de inspiração para filmes e séries sobre robôs.





A internet e as redes sociais


Isaac Asimov mostra toda sua genialidade prevendo, em 1988, a importância da Internet na educação e em nossas vidas. Numa entrevista gravada em 1988 por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas, Asimov prevê, entre outras coisas, as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Google, Yahoo Answers, etc.

Ele fala de “bibliotecas enormes conectadas” onde todos poderiam acessá-las de sua própria casa, procurando apenas aquilo que lhe fosse interessante. Disse também que isso tudo revolucionaria (ou deveria revolucionar) as escolas, o ensino, em geral.

Criticou o sistema de ensino (que existe até hoje) que todos devemos aprender a mesma coisa, no mesmo dia, no mesmo lugar e no mesmo ritmo e que essa teia conectada iria mudar tudo isso.

Simplesmente um vídeo para deixar-nos boquiabertos com sua genialidade.


Assista ao vídeo onde ele explica suas teorias. Obs.: para ativar as legendas clique no quadradinho abaixo no vídeo.


fonte: Warp S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário