sábado, 4 de agosto de 2012

Sarah não foi aos Jogos Olímpicos mas bateu Usain Bolt


Sarah, a chita mais rápida do mundo, durante uma "sessão de treino "Fotografia © Ken Geiger - Reuters

Sarah, uma chita do jardim zoológico de Cincinnati, superou em quase quatro segundos a marca obtida pelo "homem mais rápido do mundo", fazendo 100 metros em apenas 5,9 segundos.

A veloz Sarah, de onze anos de idade, acaba de revalidar o "título" de chita mais rápida do mundo (alcançado em 2009), ao fazer 100 metros em apenas 5,95 segundos. E mesmo sem ter ido aos Jogos Olímpicos de Londres, Sarah consegue não só superar a sua anterior marca pessoal (6,13 segundos), como bater em quase quatro segundos a marca obtida pelo jamaicano Usain Bolt (9,58 segundos), considerado o homem mais rápido do mundo.

Já é conhecida a extraordinária velocidade a que correm estes animais, que facilmente são capazes de ultrapassar os 95 km por hora, mas o caso de Sarah é considerado verdadeiramente extraordinário.

Uma bala a 98 km por hora

Sarah vive no jardim zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos da América, e já em 2009 tinha alcançado o título de animal terrestre mais rápido do mundo ao fazer 100 metros em 6,13 segundos, registo que pulverizou o anterior recorde de 6,19 segundos alcançado por Nyana, uma chita da África do Sul.

O que é extraordinário em Sarah é que apesar de ter onze anos a sua velocidade não diminui com a idade. Bem pelo contrário, como provou uma equipa de investigadores, que estava a fazer uma reportagem fotográfica para a National Geographic Magazine, e cronometrou os incríveis 5,95 segundos de Sarah que se traduzem por uma velocidade de 98 km por hora. O estudo anatómico de Sarah e o seu novo recorde mundial acabam de ser publicados no Journal of Experimental Biology.


Sem comentários:

Enviar um comentário