A sonda Mars Express, da ESA (Agência Espacial Europeia) marcou o local onde deve acontecer a aterragem da nave Curiosity, da Nasa, em Marte. O pouso está previsto para ocorrer na segunda-feira (6) na Cratera Gale.
Segundo a ESA, a Mars Express irá desempenhar um papel importante durante os setes minutos de terror do pouso da Curiosity. Além disso, a sonda da ESA foi a responsável por mandar informações importantes sobre o local do pouso.
Durante o pouso, o sistema de comunicação da Mars Express irá acompanhar a aterragem. A sequência de pouso exigirá seis configurações de veículo, 76 dispositivos e 500 mil linhas de código.
Além disso, a aterragem exigirá o maior paraquedas supersónico já criado. Ele funcionará como um guindaste flutuante responsável por carregar a Curiosity para que a sonda consiga alcançar o solo marciano.
A Curiosity terá sete minutos para descer do topo da atmosfera de Marte até o pouso no solo de Marte. Isso envolve a manobra dos propulsores na intensidade correta, a diminuição do calor e da velocidade do veículo e o uso do radar da máquina para saber se o pouso é seguro.
Quando a aterragem for concluída, a Mars Express entrará em contacto com a Terra, mais precisamente com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, que fica na Califórnia, nos Estados Unidos. Assim, a sonda irá transmitir as informações gravadas durante os sete minutos de terror.
fonte: Info
Sem comentários:
Enviar um comentário