O gastrópode vive agora numa porção de 800 metros do rio no Alabama (Thomas Tarpley)
Um gastrópode aquático que tinha sido dado como extinto em 2000 foi redescoberto no ano passado, num rio do Alabama, nos Estados Unidos. A espécie, Leptoxis compacta, tem cerca de dois centímetros, uma concha como a do caracol, corpo amarelo, uma banda preta na cabeça e há 75 anos que não era vista.
“Ser capaz de encontrar uma espécie que se pensava extinta é sempre encorajador, especialmente quando as histórias de biodiversidade e conservação não costumam ser positivas”, disse, em comunicado, Nathan Whelan, um dos autores da descoberta publicada, nesta quarta-feira, na revista PLoS One.
O investigador está a tirar o doutoramento na Universidade do Alabama e encontrou o gastrópode depois de ter desafiado três amigos a andar de caiaque no rio Cahaba à procura do molusco, o habitat original da espécie que se supunha extinta.
“Tendo em conta que era a única espécie de gastrópode a extinguir-se no rio Cahaba, foi sempre interessante para mim. O que é que causou a extinção desta espécie, mas não extinguiu as outras espécies também?”, questionou o investigador.
O Leptoxis compacta alimenta-se de algas que crescem nas rochas do rio utilizando dentes microscópicos para as raspar. É uma característica única que permitiu confirmar que os indivíduos encontrados por Nathan Whelan eram desta espécie quando foram comparados com os espécimes recolhidos em 1881, que estavam armazenados no Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington.
O gastrópode vivia ao longo de uma porção de 80 quilómetros do rio. O aumento de poluição no rio durante o século XX terá sido a causa para a diminuição da distribuição desta espécie. Hoje, o habitat reduziu-se a 800 metros de rio. Esta diminuição acentuada torna a espécie muito susceptível a qualquer acontecimento meteorológico ou de poluição que possa ocorrer naquela zona.
“Não sabemos quantos indivíduos ainda existem”, disse Whelan. “A nível local, parecem abundantes. A única população que resta parece estar bem.”
Alguns exemplares do Leptoxis compacta foram transportados para o laboratório para se aprender como a espécie se reproduz. O objectivo final é conseguir estabelecer uma segunda população noutro local do rio Cahaba, na área original do habitat do gastrópode, para diminuir a vulnerabilidade da espécie à extinção.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário